PESQUISA DE CAMPO
Esta pesquisa de campo tem como objetivo analisar e
descrever as propostas pedagógicas do colégio Nossa Senhora de Lourdes,
observando os parâmetros da LDB/96, sendo realizada no dia 20 de abril de
2012. Em relação a nossa problemática
elaboramos os seguintes questionamentos que nortearam a nossa ação nesta
pesquisa: Como vem sendo aplicado a LDB dentro dos colégios de Aracaju? Quais seriam as propostas pedagógicas que
podem ser verificados nas estruturas da escola? Que limites existem para
estabelecer os traços entre teoria e práticas pedagógicas? Para verificar isso
delimitamos nossa pesquisa dentro do espaço escolar do colégio Nossa senhora de
Lourdes, em busca de entender a aplicação desta lei.
Diante disso justifica este trabalho como um dos suportes
pedagógicos para entender como as escolas ou colégios vêm buscando adaptar as
leis da LDB dentro do espaço escolar. Pois o papel a ser desempenhado no local
é de grande importância para área da educação e áreas afins, exemplo disso são
as variedades de trabalhos desenvolvidos em nosso país, que vêm colocando a tona
às possibilidades que a LDB pode proporcionar para a melhoria da nossa educação
básica. Outro fator crucial a destacar é
que mesmo com o crescimento das pesquisas na área da educação ainda existe um
número restrito de trabalhos que foram colocados em prática.Diante disso esse trabalho
proporcionará uma reflexão sobre aplicação da LDB dentro do espaço escolar
através de suas propostas pedagógicas, possibilitando entender os resultados
obtidos através desta lei nestes espaços.
Clique aqui para fazer o download do questionário.
De acordo com o questionário empregado podemos analisar a proposta pedagógica da escola.Observamos que o projeto político pedagógico ainda não é aplicado em sua totalidade, principalmente dentro de algumas escolas particulares,isso se refere à participação dos pais na escolha das práticas pedagógicas. Isso não que dizer que as escolas públicas seguem plenamente a LDB, mas podemos observar alguns avanços como é o caso do projeto escola aberta já executado pelo grande número das escolas municipais de nosso país. Sendo que muitas vezes estas relevâncias servem apenas para cumprir uma mera função estabelecida para o funcionamento de uma escola em razão de que o MEC e as demais legislações exigem, e não para expressar as necessidades que o colégio precisa selecionar e nem para organizar suas práticas diárias,principalmente quando falarmos em colégios particulares. Pois deve levar em consideração que mesmo na esfera particular e pública o projeto pedagógico é um instrumento indispensável para melhoria da educação do estabelecimento, sendo necessário sempre avaliar e ser avaliado para construção de uma escola melhor, ou seja, uma junção dos poderes que constitui a comunidade escolar.
Foram verificados os itens da proposta pedagógica da entidade escolar citada acima, as pesquisas feitas com professores e alunos que serviram de extrema necessidade para que pudéssemos entender o processo de ensino/aprendizagem, observando as opiniões de ambos, em seus respectivos papéis, para os docentes a proposta é interessante, mas deve ser flexível, podendo então ser melhorada atingindo novas perspectivas com o intuito de afastar-se de um modo arcaico de transmitir conhecimentos, sentem-se (os professores) bem fazendo o que gostam, mas por outro lado a remuneração é algo de discussão, vista de maneira deficiente. Já para os discentes o que deve ser priorizado são as dinâmicas de trabalho dos professores, para que assim todos consigam um bom resultado no final.
Enfim, a pesquisa feita nos deu uma visão de que a LDB inserida na proposta escolar admite um bom desempenho no processo educacional dentro e fora da instituição, podendo ser conduzida de forma flexível,suprindo as necessidades dos que participam diretamente deste recinto de ensino.
De acordo com o questionário empregado podemos analisar a proposta pedagógica da escola.Observamos que o projeto político pedagógico ainda não é aplicado em sua totalidade, principalmente dentro de algumas escolas particulares,isso se refere à participação dos pais na escolha das práticas pedagógicas. Isso não que dizer que as escolas públicas seguem plenamente a LDB, mas podemos observar alguns avanços como é o caso do projeto escola aberta já executado pelo grande número das escolas municipais de nosso país. Sendo que muitas vezes estas relevâncias servem apenas para cumprir uma mera função estabelecida para o funcionamento de uma escola em razão de que o MEC e as demais legislações exigem, e não para expressar as necessidades que o colégio precisa selecionar e nem para organizar suas práticas diárias,principalmente quando falarmos em colégios particulares. Pois deve levar em consideração que mesmo na esfera particular e pública o projeto pedagógico é um instrumento indispensável para melhoria da educação do estabelecimento, sendo necessário sempre avaliar e ser avaliado para construção de uma escola melhor, ou seja, uma junção dos poderes que constitui a comunidade escolar.
Foram verificados os itens da proposta pedagógica da entidade escolar citada acima, as pesquisas feitas com professores e alunos que serviram de extrema necessidade para que pudéssemos entender o processo de ensino/aprendizagem, observando as opiniões de ambos, em seus respectivos papéis, para os docentes a proposta é interessante, mas deve ser flexível, podendo então ser melhorada atingindo novas perspectivas com o intuito de afastar-se de um modo arcaico de transmitir conhecimentos, sentem-se (os professores) bem fazendo o que gostam, mas por outro lado a remuneração é algo de discussão, vista de maneira deficiente. Já para os discentes o que deve ser priorizado são as dinâmicas de trabalho dos professores, para que assim todos consigam um bom resultado no final.
Enfim, a pesquisa feita nos deu uma visão de que a LDB inserida na proposta escolar admite um bom desempenho no processo educacional dentro e fora da instituição, podendo ser conduzida de forma flexível,suprindo as necessidades dos que participam diretamente deste recinto de ensino.
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