Lançada no LP “Uns”, em 1983, a música “Você é Linda” foi
composta pelo cantor e compositor Caetano Veloso. Sem muita repercussão,
atingiu o sucesso em todo Brasil como tema de abertura da novela Belíssima
(Rede Globo, 2006).
Com gênero poema-canção,
“Você é Linda” exalta a beleza feminina e premia as pessoas com uma obra rica
em recursos estilísticos, onde letra e melodia estão em sintonia. A canção
mimetiza as entoações da fala para manter o objetivo de que cantar é dizer algo.
E essa oscilação entre canto e fala possibilita um ritmo contínuo com leveza e
suavidade.
Caetano poetiza sons de timbres desconexos e cria a estética
musical, o uso de aliterações fomenta e tonifica a pregnância. É frequente o
artifício jogo sonoro que emenda o último segmento, o que o torna não apenas um
dos principais cantores, compositores e violinistas brasileiros, mas sim um
criador de estilos. Seus versos curtos opõem-se às longas estrofes. Sua
linguagem é simples, repetitiva e objetiva. Entretanto, a subjetividade fica
por conta do amor platônico que envolve o eu-lírico e a mulher amada.
Segue abaixo a letra da música:
Você é linda
Fonte de mel
nuns olhos de gueixa
kabuki, máscara
Choque entre o azul
e o cacho de acácias
luz das acácias
você é mãe do sol
A sua coisa é toda tão certa
beleza esperta
Você me deixa a rua deserta
quando atravessa
e não olha pra trás
Linda
e sabe viver
Você me faz feliz
Esta canção é só pra dizer
e diz
Você é linda
mais que demais
Você é linda sim
onda do mar do amor
que bateu em mim
Você é forte
dentes e músculos
peitos e lábios
Você é forte
letras e músicas
todas as músicas
que ainda hei de ouvir
No Abaeté
areias e estrelas
não são mais belas
do que você
mulher das estrelas
mina de estrelas
diga o que você quer
Você é linda
e sabe viver
Você me faz feliz
Esta canção é só pra dizer
e diz
Você é linda
mais que demais
Você é linda sim
onda do mar do amor
que bateu em mim
Gosto de ver
você no seu ritmo
dona do carnaval
Gosto de ter
sentir seu estilo
ir no seu íntimo
nunca me faça mal
Linda
mais que demais
Você é linda sim
onda do mar do amor
que bateu em mim
Você é linda
e sabe viver
Você me faz feliz
Esta canção é só pra dizer
e diz
dentes e músculos
peitos e lábios
Você é forte
letras e músicas
todas as músicas
que ainda hei de ouvir
No Abaeté
areias e estrelas
não são mais belas
do que você
mulher das estrelas
mina de estrelas
diga o que você quer
Você é linda
e sabe viver
Você me faz feliz
Esta canção é só pra dizer
e diz
Você é linda
mais que demais
Você é linda sim
onda do mar do amor
que bateu em mim
Gosto de ver
você no seu ritmo
dona do carnaval
Gosto de ter
sentir seu estilo
ir no seu íntimo
nunca me faça mal
Linda
mais que demais
Você é linda sim
onda do mar do amor
que bateu em mim
Você é linda
e sabe viver
Você me faz feliz
Esta canção é só pra dizer
e diz
Ao lermos a letra da música nos deparamos com várias expressões
duplas (Fonte de mel; olhos de gueixa; Luz das acácias; mãe do sol; Mulher das
estrelas; Dona do carnaval, etc.) e inúmeros adjetivos (linda, beleza/esperta, certa,
feliz, forte, belas), e, por meio destes, Caetano vai descrevendo e
qualificando sua amada; falando da beleza, doçura, força, sedução, sensualidade
e perfeição dessa mulher por ele idealizada. Com isso, observamos o
sentimentalismo exacerbado.
Na primeira estrofe observamos a presença de expressões
metafóricas. O aumentativo ‘tão’ nos traz a ideia de grandeza e vivacidade. Em toda
a canção há uma vírgula (Kabuki, máscara) que representa uma ruptura
sintática. É no final dessa estrofe que percebemos a distância ou barreira que
o eu-lírico enfrenta em relação à mulher amada (Você me deixa a rua deserta/
Quando atravessa/ E não olha pra trás).
A segunda estrofe é uma espécie de refrão, pois ela se repetirá
ainda na quarta e sexta estrofes, porém com uma inversão de versos, o que marca
um estilo do autor dando charme a canção. Há a afirmação da beleza da mulher e
da felicidade que ela o traz, além de uma hipérbole (Linda/.../ você me faz
feliz/.../ você é linda/ mais que demais/ você é linda sim). Há também a
metalinguagem (esta canção é só pra dizer/ e diz).
Já na terceira estrofe a força feminina será realçada por
meio de características masculinas (você é forte/ dentes e músculos/ peitos e
lábios). Faz uma relação entre esta força e a força da natureza (no Abaeté/
areias e estrelas/ não são mais belas/ do que você), além de uma metáfora de
beleza, a beleza de ambas, mulher e natureza. Transforma uma dúvida em uma espécie
de certeza futura com o verbo ‘hei’ (futuro perifrástico). E finaliza a estrofe
com o imperativo (diga o que você quer).
Na quinta estrofe, utilizando-se do eu-poético cita a
sexualidade (ir no seu íntimo) e sensualidade (você no seu ritmo). O uso do
pronome seu três vezes nessa estrofe é para indicar a ideia de posse. E finaliza
mais uma vez no imperativo (nunca me faça mal), porém agora como apelo de que
não o faça sofrer.
Para concluir, é possível notar a riqueza de recursos
estilísticos que Caetano utilizou na composição dessa música, o que nos mostra
a genialidade desse artista e nos faz conhecer um pouco de seu estilo. Seja com
o uso de verbos (no indicativo = presente; pretérito; futuro/ no imperativo =
ordem e apelo/ no infinitivo = verbos sensoriais (dizer, sentir, ver, ouvir)),
seja com o uso de adjetivos, pronome, rimas, repetição de palavras,
pluralidade, entre outros artifícios que compuseram essa tão bela música.
Vocabulário:
1. Gueixa: s. f. Mulher japonesa treinada desde jovem nas artes da dança, do canto e da conversação, para propiciar entretenimento e companhia agradável, especialmente a fregueses do sexo masculino, em casas de chá, banquetes etc.
2. Acácias: s. f. Botânica. Gênero Acacia de plantas lenhosas, da família das Leguminosas, com folhas pinuladas e racemos de flores brancas ou amarelas. As flores dessas plantas.
1. Gueixa: s. f. Mulher japonesa treinada desde jovem nas artes da dança, do canto e da conversação, para propiciar entretenimento e companhia agradável, especialmente a fregueses do sexo masculino, em casas de chá, banquetes etc.
2. Acácias: s. f. Botânica. Gênero Acacia de plantas lenhosas, da família das Leguminosas, com folhas pinuladas e racemos de flores brancas ou amarelas. As flores dessas plantas.
3. Kabuki: s. f. Dança realizada no Kabuki. Kabuki
é uma espécie de teatro japonês.
4. Abaeté: s. f. Lagoa do Abaeté, famoso ponto turístico
da cidade de Salvador (BA).
Referências:
http://caetanocompleto.blogspot.com.br/
http://www.dicio.com.br/
http://www.ileel.ufu.br/anaisdosilel/pt/arquivos/gt_lg01_artigo_5.pdf
LAPA,M.Rodrigues.Estilística da língua portuguesa.São Paulo:Martins Fontes,1988. bjo brigadao
TATIT,Luis.O século da canção.São Paulo: Ateliê Editorial,2008. 251 p.
http://caetanocompleto.blogspot.com.br/
http://www.dicio.com.br/
http://www.ileel.ufu.br/anaisdosilel/pt/arquivos/gt_lg01_artigo_5.pdf
LAPA,M.Rodrigues.Estilística da língua portuguesa.São Paulo:Martins Fontes,1988. bjo brigadao
TATIT,Luis.O século da canção.São Paulo: Ateliê Editorial,2008. 251 p.
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